Home

O Urubu

Urubu

A estrela dessa página vai ser hoje um ilustre conhecido da população do interior de São Paulo, embora, por ser tão comum, já passa quase despercebido: o Urubu!
Nosso amigo possui um comprimento que chega até sessenta e dois centímetros , com uma envergadura que pode atingir até um metro e meio!
É uma ave muito comum em todas as regiões do Brasil, exceto em extensas áreas florestais com pouca presença humana. Encontra-se também desde a região central dos Estados Unidos até praticamente toda a América do Sul. Sempre onde houverem cidades, fazendas e áreas abertas. Pode-se dizer então, que o nosso Urubu é uma ave muito sociável, apesar da estranha aparência.
Pode-se diferenciá-lo de outros Urubus quando está voando. O formato mais curto e arredondado das asas e a ponta mantida um pouco à frente da cabeça são características desse nosso co-habitante. No final de cada asa forma-se uma área mais clara, quase um círculo. Abstraindo-se essa área mais clara, todos são negros, adultos e jovens, tendo inclusive a pele nua da cabeça e pescoço da mesma cor.
O Urubu tem importante papel sanitário, pois retira materiais orgânicos em decomposição da superfície do solo. Em ambiente natural, alimenta-se das mesmas carniças das outras espécies. Nas proximidades das casas, busca restos de comida e partes de animais domésticos abatidos.
O Urubu faz seu ninho em ocos de arvores mortas, entre pedras e outros locais abrigados, geralmente com incidência de árvores. Seus ovos são branco-azulados com muitos pontos marrons. Os ovos, incubados pelo casal, levam de 32 a 39 dias para eclodirem. No nascimento, o filhote apresenta uma penugem amarelada e o bico reto, colorido de azul-escuro. Três semanas depois sua cor é branco-rosada, com uma estreita faixa negra circundando a cabeça. As pernas são azuladas.
Quando atinge um mês de idade tem o tamanho de uma galinha, e sua plumagem é de cor castanha-clara, e algumas plumas negras já se apresentam. Quando atinge dois meses de idade, a pele do pescoço ainda é lisa, sem as rugosidades da ave adulta, mas sua plumagem e o bico já são negros. Seu primeiro vôo se dá com onze semanas de vida.
O Urubu vive em grupos de, às vezes, dezenas de indivíduos. Nota-se que sua área de ocorrência tem se desenvolvido com a colonização humana.
Dentre todos os Urubus, este é o de menor envergadura mas, apesar do seu tamanho, é o mais agressivo dos Urubus menores e sabe disputar ávidamente uma carcaça com outras espécies. Não possui o olfato apurado do seu primo do gênero Cathartes, e localiza a carniça pela visão direta ou observando outros Urubus pousando para comer. Que folgado!
Nosso amigo acostuma-se facilmente com a presença humana e, em alguns locais, circula até junto de galinhas e outras aves domésticas
O Urubu é uma espécie cercada de crendices, geralmente envolvendo má sorte e morte.
Há quem acredite que se um Urubu pousar sobre sua casa, é sinal de que alguém da família morrerá, ou ainda, que se esta ave defecar sobre alguém, esta pessoa terá uma vida curta. Mas essa crença é falha pois a ave costuma defecar somente quando esta pousada, muitas vezes sobre seus próprios pés!
Por outro lado, essas crenças ajudam a sua sobrevivência, pois muita gente acredita que matar esta ave traz azar. Tomara que essas crenças durem sempre!

Fonte: http://www.avesderapinabrasil.com
Edição de Willian Meng
Edição para Vanité e foto: Dito Inácio

Deixe um comentário